quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Verdade


A volatilidade do pensamento.

A futilidade da percepção temporal.

A assinatura de um momento.

Teus olhos apresentam imagens certeiras. Teus olhos te apresentam a verdade!?

As pessoas contestam. Contestação é um modus operandi com importância mútavel, mas sempre presente.

E as pessoas contestam a tua verdade.

E para alguns olhares a tua verdade já não tem status de verdade.

Isso cria ao menos duas verdades. Um momento e duas verdades, três, dez, bilhões.

Um momento e diversas assinaturas.

O momento passa, o tempo passa. Alguns se apressam, outros anseiam.

Tu já não sabe mais o que pensar.

Alguns abdicaram de pensar, alguns dedicam-se a esvaziar a mente dos pensamentos para apenas viajar em direção ao vazio, onde não exista nada, nem mesmo a ausência. E talvez encontrem o todo nessa viagem.

É difícil saber.

Meditar não é difícil, mas abdicar da percepção de que estamos envoltos em uma plural e incontável gama de verdades é um veneno deveras letal para o teu fiel e antigo companheiro...

...o teu ego.

3 comentários:

Anônimo disse...

São tantos os caminhos, cada um com a sua verdade, concordo plenamente! Difícil é escolher um caminho que sirva pra vida inteira...quanto mais procuro saber se a verdade que eu tenho é verdade, mais verdades aparecem...é confuso as vezes, me perco...mas essencialmente acredito que essa seja a lição: dar passos em busca da verdade...procurar esse caminho sem fim...aprender...ensinar...interagir...e principalmente transmitir amor, energias boas...esse é a verdade que eu tenho pra mim hoje...e algumas verdades eu não quero deixar porque me faz bem e algumas eu "escondo" ou contesto por não conseguir praticar...isso é confuso pra mim...

Anônimo disse...

Outra coisa que serve pro mesmo comentário...
há tempo algo vem me pertubando, acredito que sou responsável por aquilo que eu atraio em minha vida...se eu tiver o controle de meus pensamentos...e do que eu sinto. Porém não consigo pensar que um mendigo(por exemplo)tenha essa mesma responsabilidade que eu tenho por atrair pobreza e viver na rua...isso é um paradoxo, eu sei, porem me pertuba saber que alguém esteja precisando de ajuda e tenho medo de me tornar egoista, pensando apenas nas coisas que eu quero atrair pra minha vida e esquecer da necessidade de outras pessoas no mundo. Sei que não posso mudar a mente de ninguém e nem sair por ai "pregando" minhas verdades, pois o mundo é muito grande e ainda há muita hipocrisia e desigualdade...não sei o que fazer nesse momento de confusão...então apenas reflito: o que é a verdade afinal?

Anônimo disse...

I apologize in advance for writing the only English comment. I won't pretend I can write portuguese without making a hundred mistakes and I know you understand English perfectly.

I've thought about this before in different words as part of my idea that perception makes reality. When most people say "reality" they mean a construct inside the mind; it is individual for every person and does not extend beyond the perceptions on which we base it.

So the universal existence, or reality on a larger scale, is the sum of everybody's perceptions, plus the perceptions which are never perceived, or perceived too weakly to be used in somebody's model reality. It can never be known directly, so all we can do is try to see patterns and guess, endlessly adopting and abandoning preconceptions about it.

It's interesting that we both had the same idea around the same time, though of course you're able to express it better, almost like a poem.

Greetings over 7000 miles/11000 km!